Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Teresópolis e Nova Friburgo retiram obrigatoriedade do uso de máscaras, assim como São José

As Prefeituras de Teresópolis e Nova Friburgo, decidiram retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos e fechados.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (11), nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Já em São José, o decreto foi publicado na quarta (9).

Teresópolis

De acordo com o decreto de Teresópolis, os estabelecimentos e instituições que desejarem, poderão manter a exigência da máscara para acesso ao local. Da mesma forma, as pessoas que desejarem podem manter o uso da proteção.

Pessoas com comorbidades de alto risco, imunodeprimidos, pessoas com esquema vacinal incompleto ou sem vacina e pessoas com sintomas gripais é recomendável a continuação do uso da máscara.

Segundo a Prefeitura, com a contaminação atual abaixo dos 2%, o avanço da vacinação e por não ter nenhum paciente internado por COVID-19 nos hospitais da cidade, foi possível avançar nessa flexibilização.

Nesta sexta, o último paciente internado por Covid-19 no Hospital das Clínicas Costantino Ottaviano teve alta, por isso o gabinete contra o coronavírus também deliberou o encerramento da ala exclusiva para o tratamento da doença ainda em funcionamento no HCTCO.

“Com isso, os 10 leitos UTI SUS até então dedicados aos pacientes com a doença passam a ser ofertados para pacientes de outras especialidades, com necessidade de terapia intensiva, nos próximos dias”, afirma a nota.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, também foi decidido retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos e fechados. Porém, em ambientes fechados e em locais de assistência à saúde ou de interesse à saúde, fechado ou aberto, o uso continua obrigatório.

De acordo com o município, a decisão foi tomada após análise do cenário epidemiológico de Nova Friburgo.

“Foi considerada a alta cobertura vacinal na população público-alvo, que já ultrapassa os 94% com primeira dose e 96% com o esquema primário completo (segunda dose e aplicação única.), até o momento. Também foi avaliada a taxa da positividade na rede SUS que está baixa, mostrando um declínio no panorama da pandemia”, diz a nota divulgada pela Prefeitura.

O decreto recomenda o uso de máscaras para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e casos de síndrome gripal.

A vacinação continua na cidade e neste sábado (12) será realizado um Dia D de vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. A imunização ocorre das 9h às 15h em diversos polos que podem ser conferidos no site da Prefeitura.

No boletim da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, Nova Friburgo tinha uma pessoa internada na enfermaria do Hospital Municipal Raul Sertã e duas internadas na UTI na unidade. Ao todo a cidade registrou 29.536 casos de Covid e 924 mortes.

São José

Já no município de São José do Vale do Rio Preto, a Prefeitura publicou o Decreto de nº 3.443, no último dia 09 de março, alterando a publicação 3.441/2022, a respeito das medidas de enfrentamento da propagação do Coronavírus no município.

Conforme novo entendimento, assim como várias outras cidades também já retiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras, São José passa a seguir os mesmos moldes.

De acordo com o novo decreto municipal, o uso de máscaras protetoras de nariz e boca, descartáveis ou de tecido, passa a ser uma medida de proteção individual, deixando de ser item obrigatório em locais abertos e fechados, permanecendo a obrigatoriedade do uso de máscaras apenas nas dependências do Hospital Maternidade Santa Theresinha, nos Postos e Unidades de Saúde municipais, clínicas e estabelecimentos de saúde públicas e particulares, seja pelos servidores, empregados, profissionais de saúde, usuários e visitantes, inclusive nos estabelecimentos odontológicos, fisioterápicos e consultórios médicos particulares.

Fonte: Com informações do G1

Deixe seu comentário:

BAIXE O APP DA ATIVA

Curta no Facebook

Curta no social

ANUNCIE AQUI