Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Prefeitos, vereadores, gestores e parlamentares estão reunidos em Brasília, desde a última segunda-feira dia 25, para debater temas das cidades e apresentar reivindicações. A 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve sua abertura oficial nesta terça dia 26, e vai até hoje, quinta-feira dia 28, e deve contar com mais de sete mil pessoas.
Dentre os assuntos dos debates, estão a reforma tributária, saneamento, o cenário pós-pandemia e o piso do magistério, por exemplo. Discussões que estão sempre em pauta, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.
A 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é promovida pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios.
Os gestores municipais aproveitam o encontro para apresentarem suas pautas prioritárias aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o evento também contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
O prefeito Gilberto Martins Esteves e o vice-prefeito Marcelo de Souza Bágio, participaram durante a pauta de abertura do evento, na terça-feira dia 26, onde também foram entrevistados no stand do SEBRAE, por ocasião do Prêmio Prefeito Empreendedor, que o Município de São José do Vale do Rio Preto ganhou em 1º lugar no Estado do RJ, na categoria desburocratização.
Conforme apresentado pelo presidente, o Governo Federal tomou medidas que refletem em melhorias para a população, como a expansão da internet nas escolas, implementação de colégios cívico-militares, a Lei da Liberdade Econômica, a nova prova de vida para os idosos, a redução do valor de pedágios com a entrada de novos contratos em vigor, dentre outras medidas.
Nesta edição, o tema tratado pelos gestores públicos é “Município: O caminho para Um Brasil Melhor”. Ainda serão debatidos temas como saúde pós-crise sanitária da Covid-19, mobilidade, assistência social e política agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento.
Um estande do Governo Federal foi montado no local, com representantes de ministérios e secretarias envolvidos com a pauta municipalista, para atender aos prefeitos. O espaço tem a coordenação da Secretaria de Governo. Ao longo do evento, a Secretaria apresenta aos participantes a plataforma Escola Federativa que reúne cursos gratuitos de aprimoramento e capacitação destinados a servidores públicos e agentes políticos dos municípios brasileiros.
A Escola Federativa disponibiliza conteúdos educacionais de instituições parceiras para ajudar o gestor cadastrado a planejar, formular e implementar políticas públicas.
Com informações da Agência Brasil