Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A primeira semana do ano é marcada por muitos projetos e metas que queremos alcançar ao longo dos 365 dias que se seguem. Um dos objetivos pode ser conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Para estudantes esse é um desafio ainda maior.
Alguns cursos do ensino superior exigem um quantitativo de horas trabalhadas para conclusão da faculdade. Já no caso de alunos do ensino médio, uma vaga de jovem aprendiz pode direcionar a escolha de uma profissão.
E as experiências adquiridas ao longo desse período prático trazem muitas vantagens aos estudantes. A partir dessa vivência, ele consegue direcionar sua carreira e aprender no dia a dia a lidar com os problemas reais de cada profissão.
Milena Costa Pallotino é estudante do 1º período de Jornalismo. Em 2022 ela chegou a estagiar em uma empresa de comunicação, mas a experiência só durou seis meses. Agora ela segue em busca de uma nova oportunidade.
“Estou em busca do estágio na área de jornalismo no geral, pois pretendo ter experiência em todas as áreas para ver o que realmente quero seguir carreira, mas no momento a área que mais me interessa é o jornalismo esportivo”, reforça.
Em Petrópolis, a Comissão Municipal de Atuação Comunitária (Comac) atua com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e oferece cursos profissionalizantes aos assistidos. Como entidade qualificadora registrada no Ministério do Trabalho, busca junto ao empresariado local a inserção desses jovens no mercado de trabalho. Segundo a diretora da instituição, a empresa que contrata um jovem aprendiz vai além do cumprimento da Lei, ela cumpre o seu papel de responsabilidade social.
“Hoje temos cerca de 150 jovens aprendizes ativos em diversas empresas de Petrópolis, nos cursos Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Transportes, Produção e Varejo. O programa jovem aprendiz é a única política pública de geração de emprego, renda e educação que combate o trabalho infantil e o análogo ao escravo. É pelo jovem aprendiz que adolescentes têm prioridade de serem inseridos no mercado de trabalho, sem deixar de lado a escolarização”, pontua Fernanda Ferreira, diretora da Comac.
O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), outra instituição que trabalha na gestão de vagas para estudantes, divulgou uma lista de 2.510 oportunidades de ensino superior, médio e técnico para esta semana no estado do Rio de Janeiro. Confira as vagas disponíveis por cidade:
ENSINO SUPERIOR – (1.460 VAGAS)
ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E JOVEM APRENDIZ: ( 1.050 VAGAS)
Para acessar informações sobre as vagas do CIEE acesse o site do órgão. A Comac Petrópolis está em busca de parceiros que atendam as demandas dos estudantes da instituição.
Para saber mais busque por @comacpetropolis nas redes sociais.
Fonte: G1