Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No próximo domingo (15), os brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores por quatro anos.
Na hora do voto, conhecer bem a atribuição de cada cargo pode ajudar na escolha do candidato que irá definir o futuro das cidades.
Também é fundamental entender como funciona o processo político para cobrar as autoridades eleitas. Os vereadores, por exemplo, definem as leis que deverão ser cumpridas e fiscalizadas pela prefeitura.
Segundo o cientista político Maurício Santoro, são os vereadores que servem de elo entre o cidadão e o município.
Outra dúvida frequente é sobre os votos nulos e brancos. Quando a votação era por cédula, os eleitores podiam deixar o papel em branco. No entanto, essa opção dava margem a fraudes. Com o surgimento da urna eletrônica, isso não é mais possível.
Desta forma, os votos brancos e nulos são invalidados.
É proibido levar celulares para a cabine de votação. Neste ano, com a pandemia de Covid-19, o horário das seções eleitorais foi estendido e vai de 7h até às 17h.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor anote em um papel o nome e o número correto do candidato, para evitar que o voto vá para outra pessoa.
Segundo o Cartório Eleitoral, o município de São José do Vale do Rio Preto terá 16.765 distribuídos em 63 seções, que serão fracionadas em 12 locais de votação. Esse total de eleitores representa 76,5% dos 21.916 munícipes valeriopretanos que estarão elegendo no dia 15 de novembro os nove representantes que integrarão a Câmara Municipal de Vereadores e os dois representantes – prefeito e vice-prefeito – que estarão à frente da Prefeitura na Legislatura 2021/2024, que será a décima na recente história do município.
O cronograma de divulgação das seções eleitorais e respectivos locais de votação, ficou definido da seguinte forma:
Fonte: Rede Info News