Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um passeio pela década de 1920 é o que o turista ou morador de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, vai garantir se visitar o Polo Histórico e Cultural – Cidade Imperial, na sede do 15º Grupamento de Bombeiros Militar, inaugurado na última terça-feira (21).
É que lá está exposta uma viatura auto-bomba inglesa e que tem mais de noventa anos. A Merryweather London Fire é de 1927, e, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), é a única no país.
A viatura é uma relíquia, possuía motor com dupla função – de tração e acionamento da bomba de incêndio –, e foi a primeira a ser adquirida pelo quartel de Petrópolis em 1946, para o combate a incêndios.
De acordo com o CBMERJ, o objetivo é resgatar e preservar a história do Corpo de Bombeiros e popularizar a cultura na cidade e no estado. Outros itens do Centro Histórico dos Bombeiros, que fica na capital, também serão expostos no polo de Petrópolis de forma itinerante.
A MerryWeather chegou a ficar exposta no Museu Imperial, por sua condição rara e função efetiva para a população da época. A viatura também foi tombada pelo município em 2018 e passou por restauração.
Para o coronel Ramon Camilo, que esteve à frente do projeto de restauração, fazer parte dessa iniciativa é algo transcendente e inusitado.
“Estamos honrando as vítimas atendidas no passado, nesta viatura, e todos os bombeiros que ali foram transportados e operaram o equipamento. Fizemos um trabalho árduo e gratificante. Concluímos um resgate histórico desse patrimônio. Algumas peças foram mantidas como as de madeira. Outras foram totalmente restauradas, nos preocupando, claro, em preservar as principais características das peças”, explicou o coronel Ramon Camilo, responsável pelo projeto de restauração, que durou 11 meses.
O espaço cultural fica aberto para visitação de terça a quinta-feira, das 10 às 16h, e aos sábados, das 10 às 15 horas. A entrada é gratuita.
“É muito importante termos a viatura aqui e exposta, além de ser muito interessante também termos o polo. Faz parte da cidade. Foi comprada pela Prefeitura e doada ao Grupamento”, ressaltou a comandante do 15º GB, tenente coronel Elisângela Francisca de Matos.
Fonte: G1