Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um lixão em Teresópolis, na Região Serrana, foi atingido por um incêndio no fim da madrugada desta segunda-feira (26). Com as chamas, uma forte fumaça atingiu a cidade e, de acordo com os moradores, é difícil circular pelo município. Escolas foram fechadas e aulas suspensas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã por causa das chamas no local, que fica às margens da BR-116. As chamas foram controladas no fim da manhã desta segunda, de acordo com a corporação.
O lixão foi um aterro sanitário, mas, em 2018, foi interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público porque se tornou um depósito sem controle do despejo de detritos. Segundo o Inea, o local tinha muitos catadores e o chorume, líquido resultante da decomposição do material orgânico, estava escorrendo para o rio que fica na região.
A prefeitura emitiu uma nota e disse que tudo indica que o incêndio seja criminoso.
“A prefeitura está dando apoio ao Corpo de Bombeiros. Suspendemos as aulas em algumas unidades públicas próximas ao aterro sanitário por conta da densa fumaça que se formou”, diz a nota.
Com o incêndio, a cidade foi tomada por fumaça. Os moradores reclamam que é difícil enxergar e respirar. Imagens mostram carros sem visibilidade por causa da fumaça.
“Não dá para enxergar nada. Não se vê praticamente dois metros na frente. Não dá para ver nada” – disse um morador.
De acordo com a prefeitura, 35 escolas e 18 creches foram fechadas. A rede municipal de ensino é formada por 101 unidades. Todas as unidades de saúde estão funcionando.
Em uma imagem compartilhada nas redes sociais, uma mulher foi atendida por profissionais de saúde em um ponto de ônibus da cidade após passar mal. Ela foi colocada em uma cadeira de rodas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, em alguns locais, a fumaça já se dissipou e espera que a situação se normalize em algumas horas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis recomenda o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias como asma ou bronquite, até que a fumaça se dissipe totalmente. Em caso de complicações respiratórias, a recomendação é procurar a UPA, o SPA de Bonsucesso ou o pronto-atendimento de saúde Eitel Abdallah.
“As investigações desse incêndio já começaram e iremos apurar as causas e os responsáveis”, disse a Secretaria de Meio Ambiente.
“A Prefeitura Municipal informa que na madrugada desta segunda-feira (26), um incêndio atingiu o aterro sanitário do Fischer. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5:08 h, chegando ao local às 5:20 h. Ao que tudo indica trata-se de um incêndio criminoso.
A prefeitura está dando apoio ao Corpo de Bombeiros. Suspendemos as aulas em algumas unidades públicas próximas ao aterro sanitário por conta da densa fumaça que se formou.
A secretaria municipal de saúde recomenda o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias (asma ou bronquite, por exemplo) até que a fumaça se dissipe. Em caso de complicações respiratórias, procurar a UPA, o SPA de Bonsucesso ou o pronto atendimento de saúde Eitel Abdallah.
A secretaria municipal de meio ambiente informa também que em alguns locais a fumaça já se dissipou e que com a elevação da temperatura, tudo deve se normalizar em algumas horas.
As investigações desse incêndio já começaram e iremos apurar as causas e os responsáveis.
Com informações do G1