Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Campanha incentiva doação de sangue em Teresópolis

Com a semana que marca o dia Mundial do Doador de Sangue, no outono e no inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias e as doações estão em baixa, surge a necessidade do estimulo às doações ser importante, gerando a campanha Junho Vermelho.

Em Teresópolis, o banco de sangue do Hospital São José é referência para doadores. O Hemonúcleo de Teresópolis segue em obras. O banco de sangue do Hospital recebe doações de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Enquanto o Hemonúcleo Municipal está em obras, a única referência para os doadores é o Hospital São José, no bairro do Alto. O banco de sangue da unidade coleta, em média, 450 bolsas de sangue por mês. Atualmente o estoque está em nível “razoável”, mas as doações não podem parar.

A Dr. Patrícia Barbosa, responsável técnica pelo banco de sangue do HSJ, destaca que todo tipo sanguíneo é bem-vindo: “O tipo sanguíneo que carece de mais doações é o de fator negativo. Contudo, todo tipo de sangue pode e deve ser doado, ajudando a salvar muitas vidas!”

Quem pode ser doador

Para ser um doador de sangue a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenho sido feita até os 60. Caso contrário, até 59), pesar mais de 50Kg, estar descansado, estar alimentado e apresentar documento original com foto no momento da coleta.

Alguns impedimentos são: resfriado (7 dias após o desaparecimento dos sintomas), gravidez, 90 dias após o parto normal de 180 dias após a cesariana, amamentação (12 meses), ingestão de bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem ou maquiagem definitiva (6 meses), procedimento endoscópico (6 meses), tratamento de canal ou extração dentária (7 dias).

Sobre a alimentação antes do procedimento, a médica lembra que antes da coleta é importante não ingerir derivados de leite nem comidas gordurosas. Após a coleta o doador está liberado para seguir a sua rotina alimentar normalmente.

Hemonúcleo de Teresópolis

Em obras desde 2021, o Hemonúcleo Municipal tem previsão de ser reinaugurado em dois meses, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a SMS, a extensão do prazo de entrega da obra se deve à instalação em andamento de um piso específico exigido pela Vigilância Sanitária Estadual. Teriam sido realizadas três tentativas sem êxito de licitar o serviço, que levou o órgão a renovar o contrato com a atual prestadora de serviço.

Com informações do Portal Terê; Agência Brasil; e, Jornal O Dia

Deixe seu comentário:

BAIXE O APP DA ATIVA

Curta no Facebook

Curta no social

ANUNCIE AQUI