Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com o início do período de estiagem, o tempo fica mais seco e as chances de queimadas aumentam. O mato seco ajuda a propagar o fogo de maneira mais rápida, podendo afetar a flora e a fauna. Com o objetivo de evitar essas ocorrências, a Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis retomou as Rondas Preventivas, que ajudam na identificação de focos de fogo em vegetação e a conscientizar o público. Além disso, há uma equipe especializada para suporte ao combate a incêndios florestais neste período.
Na sexta-feira (03), o Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação da Secretaria de Defesa Civil apontou risco muito alto para ocorrências de queimadas nos distritos de Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Já no Centro, o grau de risco foi considerado muito baixo.
A ação humana pode ser, muitas vezes, responsável pelas queimadas, seja por propagação do fogo acidental ou criminosa. Por isso, neste período de estiagem, que ocorre entre junho e agosto, as recomendações da Defesa Civil são: evitar soltar balões; não realizar a queima de lixos e não jogar guimba de cigarro acesa próximo a áreas de vegetação.
Em 2020, um homem foi preso após colocar fogo em um carro e, consequentemente, causar um incêndio que devastou 673 hectares da Reserva Biológica de Araras, o que equivale a 673 campos de futebol.
Em caso de focos de incêndio, a população pode fazer alerta através dos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Além disso, a Prefeitura de Petrópolis disponibiliza o serviço de coleta de lixo verde pelo Disque Entulho, através do telefone (24) 2243-7822.
Fonte: Agenda News