Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os pecuaristas do estado do Rio de Janeiro devem se atentar ao calendário de imunização contra a febre aftosa este ano. Segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as Unidades da Federação que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) são: Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Todos esses terão a inversão das estratégias de vacinação contra a doença neste ano.
Com a nova medida, a primeira etapa de vacinação, no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses; já a segunda fase, em novembro, aos animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes.
Para o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, este planejamento é fundamental para garantir a imunização dos animais, tendo em vista que o Rio de Janeiro está avançando rumo à retirada da vacinação contra a febre aftosa no estado e, também, para assegurar o status de reconhecimento de zona livre com vacinação.
“É uma decisão importante neste momento. Precisamos garantir a oferta de vacinas para os animais dos estados que compõem o bloco. Todos os pecuaristas fluminenses devem se atentar a nova estratégia e colaborar para garantirmos bons resultados na campanha deste ano”, destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Segundo o documento do Ministério, a movimentação de animais durante as etapas de vacinação continuará seguindo o regramento, ou seja, propriedade adimplente com a etapa de vacinação em curso poderá movimentar normalmente seus animais.
“Apesar da alteração, especificamente prevista para este ano, o objetivo é atingir 100% do rebanho na faixa etária de 0 a 24 meses”, ressalta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.
Fonte: Governo do Estado do RJ