Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Criada para ajudar na solução de conflitos entre empresas e clientes, a plataforma Consumidor.gov.br tem quase 85% de aprovação. O número é de uma pesquisa com mais de dois mil usuários entre setembro e outubro. 96% a consideraram eficiente.
A moradora de Brasília, Jessyka Silva, já registrou uma queixa sobre um erro na fatura de telefone que a empresa não resolvia de forma definitiva. Após a inclusão do caso no sistema, veio a solução. Já o jornalista Paulo Marcial recorreu à plataforma depois de ficar sem resposta mesmo com várias ligações ao atendimento de uma montadora.
A ideia é estabelecer um canal de comunicação direto entre empresas e consumidores, sem a intervenção de órgãos estatais, para agilizar as negociações. Para utilizar o serviço, o consumidor e a firma devem estar cadastrados no site consumidor.gov.br. As reclamações, pelo site, só podem ser feitas às empresas que estão registradas.
A plataforma conta com mais de mil e cem (1.100) empresas, entre bancos, restaurantes, construtoras, operadoras de planos de saúde, de telefonia e outras. São mais de 3 milhões e trezentos mil usuários. Quase 4 milhões de oitocentas mil reclamações já foram finalizadas. O nível de solução é de 78%.
Após a publicação da reclamação, a empresa tem 10 dias para responder. Em seguida, o consumidor tem 20 dias para avaliar a resposta e informar se o problema foi resolvido.
Caso a empresa não faça parte da plataforma, não responda ou não encontre uma solução, a pessoa pode recorrer aos órgãos tradicionais de defesa do consumidor, como os Procons.
Com informações da Agência Brasil