Promover o bem sem olhar a quem parece uma frase clichê, mas essa é uma realidade possível por meio de simples ações. Doar sangue é exemplo disso, já que um único doador pode salvar até quatro vidas.
Pensando em incentivar a doação, o Banco de Sangue Santa Teresa está promovendo a campanha “Raça, Amor e Sangue”. Voltada principalmente para os torcedores do Flamengo, os primeiros doadores irão ganhar uma camiseta alusiva ao tema “O maior de todos é o maior solidário”.
“As campanhas de doação de sangue relacionadas ao universo esportivo são muito importantes, pois é um público que tem um olhar sensível para essa causa cujo objetivo é salvar vidas. Com a participação dos torcedores, há também um incentivo para que mais pessoas entrem nessa corrente do bem e se tornem doadoras de sangue”, disse o captador do Banco de Sangue, Vinicius Pereira.
A campanha teve início no dia 21 deste mês e segue até sete de novembro. Ao longo desse período, a expectativa é de que sejam recebidas 100 doações diárias.
O Banco de Sangue Santa Teresa fica localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no Bingen, e funciona diariamente, de 7h as 18h. O espaço também fica aberto aos domingos e feriados.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Não ter diabetes em uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar seis meses;
- Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar sete dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
Critérios específicos para o Coronavírus:
- Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de covid-19, aguardar 14 dias;
- Se contraiu covid-19, aguardar 30 dias;
- Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e sete dias caso tenha tomado a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Fonte: Agenda News