Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As escolas estaduais de 41 municípios fluminenses estão retomando nesta semana às aulas presenciais. Mas, por enquanto, em um modelo de ensino híbrido, intercalado com as atividades remotas. A autorização para o retorno foi dada pela Secretaria de Saúde a unidades instaladas em municípios de diversas regiões do estado, incluindo quase 260 que ficam na capital.
Nos 51 municípios fluminenses restantes será mantido o ensino totalmente remoto, e as escolas vão abrir apenas para atividades administrativas, como a entrega do material pedagógico e do kit alimentação, emissão de documentos e realização de matrículas.
Os alunos e suas famílias poderão escolher se querem retornar às salas de aula, ou continuar acessando exclusivamente o conteúdo pedagógico a distância, por segurança contra a contaminação pelo novo cornavírus.
Além disso, ficará a cargo das direções organizar o trabalho em cada local, considerando os docentes disponíveis e as medidas necessárias para manter o distanciamento social e os protocolos sanitários.
Em linhas gerais, o regramento da secretaria estadual determina que a quantidade de alunos presentes por dia vai depender da classificação de cada município no mapa de isco geral da covid no Rio de Janeiro.
Em caso de bandeira laranja, por exemplo, as escolas de ensino fundamental poderão receber metade dos estudantes e as de ensino médio 40%. Já sob a vigência da bandeira amarela, em vigor na maior parte do estado, a permissão sobe para 75% e 60%.
Já é certo que a capacidade total só poderá ser retomada em caso de bandeira verde, que sinaliza risco muito baixo de contágio pela covid-19. Caso o risco suba novamente para as bandeiras vermelha ou roxa, as unidades também deverão retomar com o ensino exclusivamente remoto.
Fonte: Agência Brasil