Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Todas as pessoas que desembarcarem nos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Internacional Tom Jobim) vindas da Índia, serão obrigadas a fazer o teste de Covid-19. A medida começou a valer nesta terça-feira, 1º de junho, e a intenção é diminuir as chances de entrada da variante indiana do novo coronavírus no estado.
O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, explicou que a ação foi autorizada pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pela vigilância em portos e aeroportos. As equipes estão nos aeroportos durante as 24 horas do dia, para realizar os testes com base nas informações passadas pelos aeroportos de São Paulo, onde chegam os voos vindos da Índia. Além disso, segundo Chieppe, essas pessoas serão monitoradas enquanto estiverem em isolamento, assim como possíveis contatos.
A Secretaria de Saúde informou que segue monitorando o morador de Campos que testou positivo para a variante indiana ao desembarcar da Índia, em São Paulo, no dia 22 de maio. Pessoas que tiveram contato com ele e que chegaram da Índia também estão sendo acompanhadas pelas vigilâncias municipal e estadual. Até o momento, não houve outra confirmação de contaminação pela cepa indiana.
A Anvisa informou, em nota, que as testagens para covid-19 de pessoas que desembarcam em aeroportos são medidas sanitárias extras. Já existe uma determinação da própria Anvisa, de que todo passageiro procedente da Índia só pode ingressar no Brasil com a apresentação do exame negativo para a doença, feito antes do embarque.
A determinação do PCR negativo não é da Anvisa, e sim do grupo interministerial formado pela Casa Civil, e Ministérios da Justiça e da Saúde.
Fonte: Agência Brasil