Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A operação Energia Legal, realizada em Petrópolis pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na última semana, identificou 349 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residenciais nas localidades de Independência, Espírito Santo e Amazonas. No total, a empresa encontrou furto de energia em 12 comércios e 337 residências.
Foram feitos oito registros de ocorrência e quatro prisões foram efetuadas. Com objetivo de combater a irregularidade, também conhecida como “gato”, a operação está na sua sexta edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 2.902 clientes nas seis cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Durante a operação, os moradores de Petrópolis também tiveram acesso a diversas ações da Enel, por meio de uma unidade móvel de atendimento, que percorreu alguns pontos dos bairros. Ao todo, foram 100 atendimentos aos clientes da região, com parcelamentos, emissão de segunda via de conta e troca de titularidade. Também foram trocadas 539 lâmpadas antigas e ineficientes por modelos LED, mais econômicos. Além disso, cerca de 360 clientes das localidades participaram de palestras sobre furto de energia e consumo consciente.
Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Combate ao furto de energia
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pelo site da Enel (https://www.enel.com.br/), pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Fonte: Tribuna de Petrópolis